ANAIS ISSN:2525-3727

Palestra de Abertura

Prof. Dr. João Bosco Pitombeira - Mestre e Doutor em Matemática pela Universidade de Chicago

Tema: Descartes e o problema de Clavius

Será discutido o papel inovador do método criado por Descartes, que ele afirmava poder resolver qualquer problema de geometria já formulado ou que viesse a ser formulado. Descartes ataca com seu método analítico, um problema proposto inicialmente por Clavius, e o resolve. É instrutivo ver que para resolvê-lo, Descartes não utiliza dos eixos cartesianos, prática habitual quando queremos resolver algum problema de geometria analítica.


Artigos

1 - A construção do sentido de número e conservação através de atividades matemáticas segundo a concepção de Constance Kamii

Amanda Cristine Lopes Marques; Claudia De Oliveira Lozada


2 - A importância da monitoria na disciplina prática de ensino: uma análise de sua aplicação

Nívea Arethuza Vital Alves; Naiara Alves De Sousa; Alberto Ruan Dos Santos Silva; Rosinângela C. Da Silva Benedito


3 - A importância da transformada rápida de Fourier na análise e processamento digital de sinais

Anne Louise Matos Barão Oliveira; Julio Cesar Da Silva; José Neto Da Silva; Fábio Araújo De Lima


4 - A matemática das mulheres na matemática para ser compreendida no ensino básico – Maria Gaetana Agnesi e a curva da bruxa

Bruna Alves Da Silva Santos; Leticia Dornellas Dias; Luis Filipe R. Campos Da Silva; Daniel Cordeiro De Morais Filho


5 - A razão áurea nos projetos arquitetônicos: uma pesquisa de campo na cidade de Cajazeiras-PB

William Souza; Nataely Pereira Da Silva; Samara K. Gomes Almeida; Talita Campos


6 - A relação entre matemática e cotidiano: ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem

Gabriela N. Clementes Dantas; Aldicélia De Almeida Freire; Felipe Vieira Da Silva; Leonardo Valencio Dos Santos


7 - A resolução de problemas e a metacoginição no ensino da matemática

Francinette Mendes Lopes; Anderson R. O. Da Silva; Eduardo Gomes Lopes


8 - A utilização do Geogebra na dualidade dos sólidos de Platão

Adriana C. De Souza Nascimento; Genilton Ferreira Dos Santos; Arlyson Alves Do Nascimento


9 - Adição e subtração de frações: uma nova técnica utilizando as Barras de Cuisenaire

William De Souza Santos


10 - Análise do conhecimento matemático no egresso em engenharia em universidade federal: o caso da UTFPR Francisco Beltrão

Beatriz Da Silva Rodrigues; Natalia Veronica Anderloni; Liliane Hellmann; Andriele De Prá Carvalho;


11 - Aplicando a sequência de Cauchy para encontrar soluções de equações polinomiais.

Glêison Correia De Lima; José L. Possiano Barreiro


12 - As contribuições dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental na preparação dos alunos para a OBMEP: uma análise crítica

Érica Isabel Dos Santos; Érica Rayce Pessoa De Sousa; Valéria Feitosa De Sousa; Matheus Marques De Araújo;


13 - As potencialidades pedagógicas de jogos digitais online para o ensino de equação do 1° grau

Claudia De Oliveira Lozada; Bruna Gama Dos Santos; Cryslãne De Araujo Lima; Janaine Ferreira Dos Santos ;


14 - Breve discussão sobre o ensino de matemática e a geometria dinâmica

José Heldemir Moreira Dos Santos; Felipe Freitas Paulino; João Luzeilton De Oliveira


15 - Concepções pedagógicas e suas influências na aprendizagem matemática

Miguel Junio Dos Santos Azevedo; Jadson Miguel Da Silva Santos; João Ferreira Da Silva Neto


16 - Conhecimento tecnológico e pedagógico na formação de professores que ensinam matemática: atividades remotas com o Nearpod

Raimunda Thaiz Mendes Silva; Silmara Benigno Soares


17 - Covid-19: uma análise numérica sobre a importância do isolamento social no estado da Paraíba

Taciana Araújo De Souza; William De Souza Santos


18 - Criptografia de césar: uma aplicação da teoria dos números

Antonia Erineide Cavalcante; José Augusto Pereira Nogueira


19 - Diálogo entre sr. José e Euclides

Denilson Ferreira Soares; Ana Paula Da Cruz


20 - Educação matemática e tecnológica: produção de vídeo digital no animaker

Matheus Souza De Almeida; Sara Rocha Da Silva; Ross Alves Do Nascimento; Elisângela B De Melo Espíndola


21 - Estágio supervisionado: estabelecendo relações e reflexões entre a teoria e a prática.

Larissa Ferreira Da Silva; Silmara Benigno Soares


22 - História e saberes matemáticos na feira: uma narrativa sobre a feira de São José de Piranhas-PB

Valéria Roberto Da Silva; Ana Paula Cruz


23 - Importância e desafios do uso das TICS no ensino de matemática

Francinildo De Souza Saraiva; João Luzeilton De Oliveira


24 - Investigação das metodologias utilizadas na sala de aula de matemática envolvendo teoria e prática.

Thamires Santos Andrade; Jair Dias Abreu


25 - Letramento matemático: observações de uma amostra na cidade de Cajazeiras

Valdecir Teófilo Moreno; Antônio Pereira Da Silva; Suyany Kelly Lira De Souza


26 - Metodologias ativas e ensino de matemática

Vinícios Avelino Da Silva; João Ferreira Da Silva Neto


27 - Museu da matemática: como eram calculadas as raízes quadradas antes da invenção das máquinas de calcular

Isabella Tito De Oliveira Silva; Jonas Barros Lima De Medeiros; Matheus Da Silva Nascimento; Daniel Cordeiro De Morais Filho


28 - O ensino das sentenças matemáticas através da aplicação da ludicidade

Igor De Souza Pereira


29 - O Material Cuisenaire e o modelo de Barras de Singapura como recurso didático para o ensino de frações no sexto ano do ensino fundamental

Alexsander-Cler Taveiros Silva; Claudia De Oliveira Lozada; Sidney Leandro Da Silva Viana


30 - O problema das cartas de Euler e a matemática do amigo secreto: as ligações com a análise combinatória

Anderson Rodrigo Oliveira Da Silva; Francinette Mendes Lopes; Eduardo Gomes Lopes


31 - Objetos de aprendizagem no ensino de geometria espacial: um desafiador e benéfico recurso

Felipe Bezerra Da Silva; José De Oliveira Gomes; Kissia Carvalho


32 - Origami como catalisador na aprendizagem do pensamento geométrico

David S. Do Nascimento Júnior; Ellen Marques De Farias


33 - Os textos e os contextos da contextualização no ensino de matemática: uma (re)significação

Mailson Ricardo Silva Serra; Luís Havelange Soares


34 - P.A.S com infinitos números primos que ninguém sabe onde estão

Gabriel Pereira De Figueiredo; Fábio Lima De Oliveira; Pedro Henrique Alves Guedes; Daniel Cordeiro De Morais Filho


35 - Pensando a interdisciplinaridade: o código Da Vinci e o encontro entre matemática, história e arte.

Felipe Freitas Paulino; João Luzeilton De Oliveira


36 - Perspectivas e contribuições da matemática fundamental no curso de licenciatura em matemática do IFPB Cajazeiras

Igor De Souza Pereira; José Henrique Batista De Oliveira; Kissia Carvalho


37 - Plano cartesiano e o universo das coordenadas.

Gabrielle B. Farias Do Nascimento; Enderson C. Ferreira Dantas; Islanita C. A. de Albuquerque Lima


38 - Relato de experiência: ensino médio, uso do recurso jogos no ensino dos conjuntos numéricos

Hianne M. D. e Sousa Almeida; Francisca Kelly Duarte De Sousa; Rosinângela C. Da Silva Benedito


39 - Relato de experiência: promovendo a inserção de jovens mulheres nas ciências exatas e engenharias

Beatriz Da Silva Rodrigues; Isabella Corbari Dos Santos; Jaqueline Ferreira Silva; Camila Nicola Boeri Di Domenico


40 - O uso de tecnologias como ferramntas facilitadoras na aprendizagem matemática: o Geogebra como modelo de aplicação

Maria Daianne Leandro Lima; Maria Daianne Leandro Lima; Ana Cristina De Souza Lima; Davi Holanda Bezerra


41 - Uma proposta de atividade interdisciplinar entre matemática e geografia: a esfera e o globo terrestre

Maria Micaely Juvêncio Pereira


42 - Uma proposta para o ensino de relações trigonométricas na 1ª série do ensino médio com o uso do software S.E.T

Claudia De Oliveira Lozada; Marcos Lucas Da Silva Oliveira; Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa; Wilamis Micael De Araújo Aviz

Minicursos

Clique no nome do artigo para ter acesso ao material.


1 - Divisão de polinômios no Ensino Médio: uma proposta articulada à congruência (mod m)

Anderson Rodrigo Oliveira da Silva; Eduardo Gomes Lopes


2 - Orig(ame)ar

Ellen Marques De Farias; David Severo Do Nascimento Júnior


3 - Educação algébrica e a exploração de problemas com a ferramenta Nearpod

Raimunda Thaiz Mendes Silva


4 - Usando o Power Point para a Construção de Jogos Educativos

Hianne Maravilha Dantas e Sousa Almeida; Érica Edmajan de Abreu; Francisco José de Andrade


5 - Os Poliedros de Platão sob duas perspectivas: concreta e virtual

David Severo do Nascimento Júnior; Ellen Marques de Farias; Fabrícia Rodrigues Soares


6 - Frações Artísticas: possibilidades metodológicas com a articulação entre Matemática e Arte

Hannah Dora de Garcia e Lacerda; Guilherme Augusto Vaz


7 - A utilização do Mathigon e Poly para o ensino de matemática.

Samara Luciano Vieira; Naiara Alves de Sousa; Nívea Arethuza Vital Alves


8 - Potencialidades das performances matemáticas digitais no ensino de matemática

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga; Fabrícia Nicomedes de Souza; Jessica Passos Barreira; Giselle Rôças


9 - A utilização de ferramentas tecnológicas para o ensino da geometria espacial em tempos de pandemia

Felipe Bezerra da Silva; José Henrique Batista de Oliveira


10 - O ensino e a aprendizagem dos conceitos trigonométricos: contribuição da aprendizagem significativa de David Ausubel.

Antonio Gutemberg Resende Lins


11 - A contagem de elementos e as travessuras do infinito

José Marcos Da Silva; Ivone Gomes Rodrigues


12 - O uso do Google Forms na criação de atividades gamificadas para o ensino da matemática

William de Souza Santos


13 - Matemática e Literatura: o uso de contos como instrumento de ensino

Paulo Vinício Martins Mangueira; Maria Micaely Juvêncio Pereira


14 - Lugares Geométricos com o GeoGebra

João Luzeilton de Oliveira; Felipe Freitas Paulino; José Heldemir Moreira dos Santos



Mesas Redondas

MESA REDONDA 01 - CRIATIVIDADE NA MATEMÁTICA

Prof. Dr. Ricardo Braz (UFERSA) e Profa. Dra. Lúcia Cristina Silveira Monteiro (UFAL)


MESA REDONDA 02 - INOVAÇÃO NA MATEMÁTICA

Profa. Dra. Verônica Gitirana (UFPE) e Prof. Dr. Emerson Lima (UPE-POLI)

Rodas de Conversa

Clique no nome do artigo para ter acesso ao material.


Mulheres na ciência e mulheres na matemática.

Profa. Me. Angélica de Freitas Alves (UFERSA) e Profa. Me. Aylla Gabriela Paiva de Araújo (UERN)


A matemática como uma ferramenta de Inclusão.

Profa. Dra. Daiana Zanelato dos Santos (SESC) e Profa. Me. Luciana Maria de Souza Macêdo(URCA)


A Matemática da Harmonia

João Luzeilton de Oliveira - UECE - joao.luzeilton@uece.br


Matemática e Pensamento Computacional

Prof. Me. Greiton Toledo Azevedo (IGCE/UNESP), Prof. Dr. Raphaell Maciel de Sousa (IFPB) e Prof. Dr. José Alberto Diaz Amado (IFBA)


Resolução de Problemas

Prof. Dr. Silvânio de Andrade (UEPB) e Prof. Dr. Tiêgo dos Santos Freitas (SEECT/PB)


Matemática Criação Humana ? Desmistificando concepções.

João Ferreira da Silva Neto; Fernando Becker


A epistemologia do professor de matemática e as implicações para a prática docente

Prof. Me. Cícero da Silva Pereira (IFPB), Prof. Dr. Rômulo Alexandre Silva (IFPB) e Prof. Dr. Luis Havelange Soares (IFPB)

Palestra de Encerramento

Prof. Dr. Daniel Cordeiro Filho - Doutor em Matemática pela UNICAMP

Tema: Construção da Reta Real: dos livros do Ensino Médio à realidade do que é matematicamente possível

Os livros do Ensino Médio sempre trazem a construção da reta numérica real e expõem a "equivalência" dessa reta com o conjunto dos números reais. Com esse procedimento, fica-se com a impressão de que todo número real pode ser marcado na reta real, aceitação natural a fazer parte dos saberes da formação matemática de alunos e professores. Será esse fato realmente verdade? Pode-se marcar qualquer número na reta real? Como marcar certos números, bem pouco comuns? O que usar para fazer isso?

A palestra almeja “responder” essas perguntas e incitar outras mais instigantes, cujas respostas requerem bem mais Matemática do que o Ensino Médio pode prover! Esse fato deve ser encarado como estímulo à uma formação acadêmica sólida de um futuro professor de Matemática.

Na dinâmica da conferência ainda entram os antigos gregos, arte, animações coloridas e atividades para sala de aula!