ANAIS ISSN:2525-3727
Palestra de Abertura
Prof. Dr. João Bosco Pitombeira - Mestre e Doutor em Matemática pela Universidade de Chicago
Tema: Descartes e o problema de Clavius
Será discutido o papel inovador do método criado por Descartes, que ele afirmava poder resolver qualquer problema de geometria já formulado ou que viesse a ser formulado. Descartes ataca com seu método analítico, um problema proposto inicialmente por Clavius, e o resolve. É instrutivo ver que para resolvê-lo, Descartes não utiliza dos eixos cartesianos, prática habitual quando queremos resolver algum problema de geometria analítica.
Artigos
Amanda Cristine Lopes Marques; Claudia De Oliveira Lozada
2 - A importância da monitoria na disciplina prática de ensino: uma análise de sua aplicação
Nívea Arethuza Vital Alves; Naiara Alves De Sousa; Alberto Ruan Dos Santos Silva; Rosinângela C. Da Silva Benedito
3 - A importância da transformada rápida de Fourier na análise e processamento digital de sinais
Anne Louise Matos Barão Oliveira; Julio Cesar Da Silva; José Neto Da Silva; Fábio Araújo De Lima
Bruna Alves Da Silva Santos; Leticia Dornellas Dias; Luis Filipe R. Campos Da Silva; Daniel Cordeiro De Morais Filho
5 - A razão áurea nos projetos arquitetônicos: uma pesquisa de campo na cidade de Cajazeiras-PB
William Souza; Nataely Pereira Da Silva; Samara K. Gomes Almeida; Talita Campos
6 - A relação entre matemática e cotidiano: ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem
Gabriela N. Clementes Dantas; Aldicélia De Almeida Freire; Felipe Vieira Da Silva; Leonardo Valencio Dos Santos
7 - A resolução de problemas e a metacoginição no ensino da matemática
Francinette Mendes Lopes; Anderson R. O. Da Silva; Eduardo Gomes Lopes
8 - A utilização do Geogebra na dualidade dos sólidos de Platão
Adriana C. De Souza Nascimento; Genilton Ferreira Dos Santos; Arlyson Alves Do Nascimento
9 - Adição e subtração de frações: uma nova técnica utilizando as Barras de Cuisenaire
William De Souza Santos
Beatriz Da Silva Rodrigues; Natalia Veronica Anderloni; Liliane Hellmann; Andriele De Prá Carvalho;
11 - Aplicando a sequência de Cauchy para encontrar soluções de equações polinomiais.
Glêison Correia De Lima; José L. Possiano Barreiro
Érica Isabel Dos Santos; Érica Rayce Pessoa De Sousa; Valéria Feitosa De Sousa; Matheus Marques De Araújo;
13 - As potencialidades pedagógicas de jogos digitais online para o ensino de equação do 1° grau
Claudia De Oliveira Lozada; Bruna Gama Dos Santos; Cryslãne De Araujo Lima; Janaine Ferreira Dos Santos ;
14 - Breve discussão sobre o ensino de matemática e a geometria dinâmica
José Heldemir Moreira Dos Santos; Felipe Freitas Paulino; João Luzeilton De Oliveira
15 - Concepções pedagógicas e suas influências na aprendizagem matemática
Miguel Junio Dos Santos Azevedo; Jadson Miguel Da Silva Santos; João Ferreira Da Silva Neto
Raimunda Thaiz Mendes Silva; Silmara Benigno Soares
17 - Covid-19: uma análise numérica sobre a importância do isolamento social no estado da Paraíba
Taciana Araújo De Souza; William De Souza Santos
18 - Criptografia de césar: uma aplicação da teoria dos números
Antonia Erineide Cavalcante; José Augusto Pereira Nogueira
19 - Diálogo entre sr. José e Euclides
Denilson Ferreira Soares; Ana Paula Da Cruz
20 - Educação matemática e tecnológica: produção de vídeo digital no animaker
Matheus Souza De Almeida; Sara Rocha Da Silva; Ross Alves Do Nascimento; Elisângela B De Melo Espíndola
21 - Estágio supervisionado: estabelecendo relações e reflexões entre a teoria e a prática.
Larissa Ferreira Da Silva; Silmara Benigno Soares
22 - História e saberes matemáticos na feira: uma narrativa sobre a feira de São José de Piranhas-PB
Valéria Roberto Da Silva; Ana Paula Cruz
23 - Importância e desafios do uso das TICS no ensino de matemática
Francinildo De Souza Saraiva; João Luzeilton De Oliveira
Thamires Santos Andrade; Jair Dias Abreu
25 - Letramento matemático: observações de uma amostra na cidade de Cajazeiras
Valdecir Teófilo Moreno; Antônio Pereira Da Silva; Suyany Kelly Lira De Souza
26 - Metodologias ativas e ensino de matemática
Vinícios Avelino Da Silva; João Ferreira Da Silva Neto
Isabella Tito De Oliveira Silva; Jonas Barros Lima De Medeiros; Matheus Da Silva Nascimento; Daniel Cordeiro De Morais Filho
28 - O ensino das sentenças matemáticas através da aplicação da ludicidade
Igor De Souza Pereira
Alexsander-Cler Taveiros Silva; Claudia De Oliveira Lozada; Sidney Leandro Da Silva Viana
Anderson Rodrigo Oliveira Da Silva; Francinette Mendes Lopes; Eduardo Gomes Lopes
31 - Objetos de aprendizagem no ensino de geometria espacial: um desafiador e benéfico recurso
Felipe Bezerra Da Silva; José De Oliveira Gomes; Kissia Carvalho
32 - Origami como catalisador na aprendizagem do pensamento geométrico
David S. Do Nascimento Júnior; Ellen Marques De Farias
33 - Os textos e os contextos da contextualização no ensino de matemática: uma (re)significação
Mailson Ricardo Silva Serra; Luís Havelange Soares
34 - P.A.S com infinitos números primos que ninguém sabe onde estão
Gabriel Pereira De Figueiredo; Fábio Lima De Oliveira; Pedro Henrique Alves Guedes; Daniel Cordeiro De Morais Filho
Felipe Freitas Paulino; João Luzeilton De Oliveira
Igor De Souza Pereira; José Henrique Batista De Oliveira; Kissia Carvalho
38 - Relato de experiência: ensino médio, uso do recurso jogos no ensino dos conjuntos numéricos
Hianne M. D. e Sousa Almeida; Francisca Kelly Duarte De Sousa; Rosinângela C. Da Silva Benedito
Beatriz Da Silva Rodrigues; Isabella Corbari Dos Santos; Jaqueline Ferreira Silva; Camila Nicola Boeri Di Domenico
40 - O uso de tecnologias como ferramntas facilitadoras na aprendizagem matemática: o Geogebra como modelo de aplicação
Maria Daianne Leandro Lima; Maria Daianne Leandro Lima; Ana Cristina De Souza Lima; Davi Holanda Bezerra
Maria Micaely Juvêncio Pereira
Claudia De Oliveira Lozada; Marcos Lucas Da Silva Oliveira; Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa; Wilamis Micael De Araújo Aviz
Minicursos
Clique no nome do artigo para ter acesso ao material.
1 - Divisão de polinômios no Ensino Médio: uma proposta articulada à congruência (mod m)
Anderson Rodrigo Oliveira da Silva; Eduardo Gomes Lopes
Ellen Marques De Farias; David Severo Do Nascimento Júnior
3 - Educação algébrica e a exploração de problemas com a ferramenta Nearpod
Raimunda Thaiz Mendes Silva
4 - Usando o Power Point para a Construção de Jogos Educativos
Hianne Maravilha Dantas e Sousa Almeida; Érica Edmajan de Abreu; Francisco José de Andrade
5 - Os Poliedros de Platão sob duas perspectivas: concreta e virtual
David Severo do Nascimento Júnior; Ellen Marques de Farias; Fabrícia Rodrigues Soares
6 - Frações Artísticas: possibilidades metodológicas com a articulação entre Matemática e Arte
Hannah Dora de Garcia e Lacerda; Guilherme Augusto Vaz
7 - A utilização do Mathigon e Poly para o ensino de matemática.
Samara Luciano Vieira; Naiara Alves de Sousa; Nívea Arethuza Vital Alves
8 - Potencialidades das performances matemáticas digitais no ensino de matemática
Eduardo dos Santos de Oliveira Braga; Fabrícia Nicomedes de Souza; Jessica Passos Barreira; Giselle Rôças
Felipe Bezerra da Silva; José Henrique Batista de Oliveira
Antonio Gutemberg Resende Lins
11 - A contagem de elementos e as travessuras do infinito
José Marcos Da Silva; Ivone Gomes Rodrigues
12 - O uso do Google Forms na criação de atividades gamificadas para o ensino da matemática
William de Souza Santos
13 - Matemática e Literatura: o uso de contos como instrumento de ensino
Paulo Vinício Martins Mangueira; Maria Micaely Juvêncio Pereira
14 - Lugares Geométricos com o GeoGebra
João Luzeilton de Oliveira; Felipe Freitas Paulino; José Heldemir Moreira dos Santos
Mesas Redondas
MESA REDONDA 01 - CRIATIVIDADE NA MATEMÁTICA
Prof. Dr.Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz (UFERSA) e Profa. Dra. Lúcia Cristina Silveira Monteiro (UFAL)
MESA REDONDA 02 - INOVAÇÃO NA MATEMÁTICA
Profa. Dra. Verônica Gitirana (UFPE) e Prof. Dr. Emerson Lima (UPE-POLI)
Rodas de Conversa
Clique no nome do artigo para ter acesso ao material.
Mulheres na ciência e mulheres na matemática.
Profa. Me. Angélica de Freitas Alves (UFERSA) e Profa. Me. Aylla Gabriela Paiva de Araújo (UERN)
A matemática como uma ferramenta de Inclusão.
Profa. Dra. Daiana Zanelato dos Anjos (SESC) e Profa. Me. Luciana Maria de Souza Macêdo (URCA)
João Luzeilton de Oliveira - UECE - joao.luzeilton@uece.br
Matemática e Pensamento Computacional
Prof. Me. Greiton Toledo Azevedo (IGCE/UNESP), Prof. Dr. Raphaell Maciel de Sousa (IFPB) e Prof. Dr. José Alberto Diaz Amado (IFBA)
Resolução de Problemas
Prof. Dr. Silvânio de Andrade (UEPB) e Prof. Dr. Tiêgo dos Santos Freitas (SEECT/PB)
Matemática Criação Humana ? Desmistificando concepções.
João Ferreira da Silva Neto; Dra. Ana Paula Cruz
A epistemologia do professor de matemática e as implicações para a prática docente
Prof. Me. Cícero da Silva Pereira (IFPB), Prof. Dr. Rômulo Alexandre Silva (IFPB) e Prof. Dr. Luis Havelange Soares (IFPB)
Palestra de Encerramento
Prof. Dr. Daniel Cordeiro Filho - Doutor em Matemática pela UNICAMP
Tema: Construção da Reta Real: dos livros do Ensino Médio à realidade do que é matematicamente possível
Os livros do Ensino Médio sempre trazem a construção da reta numérica real e expõem a "equivalência" dessa reta com o conjunto dos números reais. Com esse procedimento, fica-se com a impressão de que todo número real pode ser marcado na reta real, aceitação natural a fazer parte dos saberes da formação matemática de alunos e professores. Será esse fato realmente verdade? Pode-se marcar qualquer número na reta real? Como marcar certos números, bem pouco comuns? O que usar para fazer isso?
A palestra almeja “responder” essas perguntas e incitar outras mais instigantes, cujas respostas requerem bem mais Matemática do que o Ensino Médio pode prover! Esse fato deve ser encarado como estímulo à uma formação acadêmica sólida de um futuro professor de Matemática.
Na dinâmica da conferência ainda entram os antigos gregos, arte, animações coloridas e atividades para sala de aula!