Edições Anteriores
ISSN: 2525-3727
Publicações 2023
Publicações 2021
Nesta oitava edição, o ECMAT 2021 tem por tema "Uma década da licenciatura em matemática do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cajazeiras: Tecendo histórias e interligando culturas" e, através dele, estaremos comemorando os 10 anos de criação do curso de licenciatura, evidenciado suas as contribuições para o Sertão da Paraíba, especialmente para a cidade de Cajazeiras e municípios da região.
Pensando nesse contexto, não podemos deixar de ressaltar o papel da matemática nesse cenário e de como ela é capaz de tecer histórias e interligar culturas. Como cita Lopes e Ferreira (2013), “a constituição dos saberes matemáticos está intimamente ligada à cultura, pois, assim como o homem, a matemática não se desenvolveu sozinha e isolada ao longo do tempo”.
Diante da importância da cultura para os processos educacionais que envolvem a matemática, trazemos para compor o nosso tema, referências à cultura local através da literatura de cordel e das xilogravuras.
COMUNICAÇÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
A residência pedagógica na formação inicial do professor de matemática - Ayslla Lidiane Nunes do Nascimento, Maria Clara Silva, Aylla Gabriela Paiva de Araújo
Educação crítica e educação matemática: inspirações e reflexões para uma educação matemática crítica - Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Jessica Passos Barreira, Fabrícia Nicomedes de Souza, Vinícius Munhoz Fraga, Giselle Rôças
PIBID em tempo de pandemia: o uso das tecnologias no ensino remoto das aulas de matemática - Derek Allan Oliveira e Silva, Estéfany Carolino de Carvalho, Francisco Marculino da Silva, Maria de Fátima Pereira da Silva, Dlaânio da Silva Correia, Brygida Roberto Targino
Uma proposta de atividade com o uso do Tangram - Antonio Apolônio da Silva, Maria Daianne Leandro Lima, Silmara Benigno Soares
A metodologia resolução de problemas como ferramenta facilitadora no ensino da álgebra - Angélica Pereira Gomes, Uendel Medeiros Santos, Silmara Benigno Soares
A prática da Etnomatemática como metodologia de ensino na aritmética - Reinaldo Estevam da Silva, Rodiney Marcelo Braga dos Santos
Uma análise diagnóstica dos conceitos de triângulos na EJA: pré-requisitos para o estudo de razões trigonométricas - Paulo Vitor Ferreira de Lima, Francisca Patrícia Gonçalves Bezerra, Andreza de Sousa Rodrigues, Fernanda Andrea Fernandes Silva
Conhecimentos prévios de alunos da educação de jovens e adultos sobre conceitos que envolvem triângulos e triângulos retângulos - Warley de Souza Silva, Caio Henrique Alves, Matheus Camilo da Silva, Fernanda Andrea Fernandes Silva, Isaias Miguel de Sousa Tavares, Francisco Felipe de Sousa
Educação financeira e educação de jovens e adultos, uma proposta para se compreender problemas do cotidiano - Luis Gomes do Nascimento
O uso da Etnomatemática como ferramenta pedagógica na educação de jovens e adultos - Luan Ramalho da Silva
A utilização de um recurso didático para auxiliar o ensino-aprendizagem dos números naturais a alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) - Érica Isabel dos Santos, Érica Rayce Pessoa de Sousa, Valéria Feitosa de Sousa, Matheus Marques de Araújo
Transtornos específicos de aprendizagem no ensino remoto: sugestões de aplicativos para a aprendizagem da matemática - Rodiney Marcelo Braga dos Santos, William de Souza Santos, Alex Miller Angelo Gomes
O ensino de equações diferenciais ordinárias com amparo no software Geogebra - Antonio Apolônio da Silva, Leandro Souza de Alencar, Ananias Felix da Silva
A análise de recursos digitais na construção e compreensão de gráficos - Welisson de Almeida Amorim, Augusto Carlos da Silva Junior, Rafael Rodrigues Couto de Amorim, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
Explorando conceitos do cálculo diferencial e integral com o uso do software Geogebra: um relato de experiência - Elieudo Nogueira Silva, Ana Cristina de Souza Lima
A formação inicial de professores com a utilização de recursos tecnológicos no ensino remoto de matemática - Luana Marília Fernandes Maniçoba Nobrega, Fabrício da Silva Rocha, Junivan Alexandro Costa, Aylla Gabriela Paiva de Araújo
POP-RA: processo de desenvolvimento do aplicativo de realidade aumentada para o ensino dos poliedros de Platão - David Severo do Nascimento Júnior, Ellen Marques de Farias, Fabrícia Rodrigues Soares
Alguns Princípios da Matemática e suas Importâncias - João Paulo de Araújo Souza, Damião Jeferson de Araújo Souza, Iza Silva Campos, Valdinês Leite de Sousa Júnior, William de Souza Santos
O uso de planilhas eletrônicas como recurso para possibilitar a compreensão sobre o pagamento de boletos e cashback da picpay - William de Souza Santos, João Paulo de Araújo Souza
Uma fórmula para quadrados mágicos de ordem ímpar - Renan Fernandes de Moraes, João Paulo de Araújo Souza, Valdinês Leite de Sousa Júnior, Raimundo Gilson Pinheiro de Oliveira
O estado da arte dos artigos apresentados no ECMAT (2015 à 2020) - Felipe Mendes Monteiro, Danrlei de Lira Silva, Kíssia Carvalho, Bárbara Kaline de Sousa, Alisson de Oliveira Silva
Resumos Expandidos - Minicursos
MC01 - Notion + GeoGebra: possibilidade de criação de materiais didáticos interativos
MC02 - Aritmética com o Sagemath
MC04 - PoP-RA, um jogo com Platão e seus poliedros
MC05 - O Tangram e suas aplicabilidades
MC06 - Os segredos dos Códigos
MC07 - Educação para as relações étnico-raciais: a Etnomatemática na Prática Pedagógica
MC08 - Book Creator para a produção de livros matemáticos digitais online
MC09 - Objetos de Aprendizagem: Entendendo e Construindo OA`s
MC10 - Power Point para construção de jogos educativos
MC11 - Quando a incerteza não é tão incerta: Notas sobre os significados da probabilidade e algumas possibilidades para a Ed. Básica
Publicações 2020
Nesta sétima edição, o ECMAT tem como tema "A inovação e a criatividade tecendo novos caminhos na Matemática" e nosso desafio é discutir como esses dois elementos estão e/ou precisam estar presentes nas nossas práticas pedagógicas atuais, considerando as demandas nas quais estamos inseridos, como por exemplo, a pandemia do COVID-19, que nos fez ter que ressignificar o processo de ensino e aprendizagem no século XXI.
O VII ECMAT traz a evidência de que cada vez mais precisamos conceber que a "Matemática não é só uma linguagem científica, é também inovação", como cita a professora Maria J. Esteban, diretora de Pesquisa da Universidade Paris-Dauphine. Para ela, a Matemática é onipresente em diversos contextos e sua utilização vem mudando o mundo, gerando impactos nas vidas das pessoas através das inovações geradas pela Matemática. Como exemplo disso, podemos citar os diversos modelos matemáticos e algoritmos que estão sendo utilizados nos estudos que envolvem Inteligência Artificial (IA), Simulações e Modelos Epidemiológicos usados nos estudos do COVID-19.
Dentro deste contexto, onde a própria Matemática é utilizada como base para a inovação, nós educadores matemáticos somos convocados à reflexão de como nossas práticas pedagógicas também podem ser inovativas de forma a retroalimentar este processo onde a Matemática está inserida, permitindo assim com que os nossos alunos possam vivenciar novas e significativas experiências de fazer matemática.
Atrelada a todo processo de inovação, é a criatividade que nos dá asas, que nos permite conceber ideias, formar pensamentos e quebrar padrões. E como nós professores precisamos quebrar padrões e sermos criativos na atualidade! Com certeza você já deve ter se perguntado, por exemplo: Como preparar uma aula que seja capaz de prender à atenção dos meus alunos? Sem dúvidas, só usando a criatividade!
Diante disso, convidamos vocês para discutirmos juntos, tecendo novos caminhos na Matemática, através das palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos orais e minicursos. Participem! Esse ano, excepcionalmente por conta da pandemia do COVID-19, o evento será totalmente online e gratuito, através de transmissões ao vivo via as ferramentas Youtube e Google Meet.
Artigos
Amanda Cristine Lopes Marques; Claudia De Oliveira Lozada
2 - A importância da monitoria na disciplina prática de ensino: uma análise de sua aplicação
Nívea Arethuza Vital Alves; Naiara Alves De Sousa; Alberto Ruan Dos Santos Silva; Rosinângela C. Da Silva Benedito
3 - A importância da transformada rápida de Fourier na análise e processamento digital de sinais
Anne Louise Matos Barão Oliveira; Julio Cesar Da Silva; José Neto Da Silva; Fábio Araújo De Lima
Bruna Alves Da Silva Santos; Leticia Dornellas Dias; Luis Filipe R. Campos Da Silva; Daniel Cordeiro De Morais Filho
5 - A razão áurea nos projetos arquitetônicos: uma pesquisa de campo na cidade de Cajazeiras-PB
William Souza; Nataely Pereira Da Silva; Samara K. Gomes Almeida; Talita Campos
6 - A relação entre matemática e cotidiano: ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem
Gabriela N. Clementes Dantas; Aldicélia De Almeida Freire; Felipe Vieira Da Silva; Leonardo Valencio Dos Santos
7 - A resolução de problemas e a metacoginição no ensino da matemática
Francinette Mendes Lopes; Anderson R. O. Da Silva; Eduardo Gomes Lopes
8 - A utilização do Geogebra na dualidade dos sólidos de Platão
Adriana C. De Souza Nascimento; Genilton Ferreira Dos Santos; Arlyson Alves Do Nascimento
9 - Adição e subtração de frações: uma nova técnica utilizando as Barras de Cuisenaire
William De Souza Santos
Beatriz Da Silva Rodrigues; Natalia Veronica Anderloni; Liliane Hellmann; Andriele De Prá Carvalho;
11 - Aplicando a sequência de Cauchy para encontrar soluções de equações polinomiais.
Glêison Correia De Lima; José L. Possiano Barreiro
Érica Isabel Dos Santos; Érica Rayce Pessoa De Sousa; Valéria Feitosa De Sousa; Matheus Marques De Araújo;
13 - As potencialidades pedagógicas de jogos digitais online para o ensino de equação do 1° grau
Claudia De Oliveira Lozada; Bruna Gama Dos Santos; Cryslãne De Araujo Lima; Janaine Ferreira Dos Santos ;
14 - Breve discussão sobre o ensino de matemática e a geometria dinâmica
José Heldemir Moreira Dos Santos; Felipe Freitas Paulino; João Luzeilton De Oliveira
15 - Concepções pedagógicas e suas influências na aprendizagem matemática
Miguel Junio Dos Santos Azevedo; Jadson Miguel Da Silva Santos; João Ferreira Da Silva Neto
Raimunda Thaiz Mendes Silva; Silmara Benigno Soares
17 - Covid-19: uma análise numérica sobre a importância do isolamento social no estado da Paraíba
Taciana Araújo De Souza; William De Souza Santos
18 - Criptografia de césar: uma aplicação da teoria dos números
Antonia Erineide Cavalcante; José Augusto Pereira Nogueira
19 - Diálogo entre sr. José e Euclides
Denilson Ferreira Soares; Ana Paula Da Cruz
20 - Educação matemática e tecnológica: produção de vídeo digital no animaker
Matheus Souza De Almeida; Sara Rocha Da Silva; Ross Alves Do Nascimento; Elisângela B De Melo Espíndola
21 - Estágio supervisionado: estabelecendo relações e reflexões entre a teoria e a prática.
Larissa Ferreira Da Silva; Silmara Benigno Soares
22 - História e saberes matemáticos na feira: uma narrativa sobre a feira de São José de Piranhas-PB
Valéria Roberto Da Silva; Ana Paula Cruz
23 - Importância e desafios do uso das TICS no ensino de matemática
Francinildo De Souza Saraiva; João Luzeilton De Oliveira
Thamires Santos Andrade; Jair Dias Abreu
25 - Letramento matemático: observações de uma amostra na cidade de Cajazeiras
Valdecir Teófilo Moreno; Antônio Pereira Da Silva; Suyany Kelly Lira De Souza
26 - Metodologias ativas e ensino de matemática
Vinícios Avelino Da Silva; João Ferreira Da Silva Neto
Isabella Tito De Oliveira Silva; Jonas Barros Lima De Medeiros; Matheus Da Silva Nascimento; Daniel Cordeiro De Morais Filho
28 - O ensino das sentenças matemáticas através da aplicação da ludicidade
Igor De Souza Pereira
Alexsander-Cler Taveiros Silva; Claudia De Oliveira Lozada; Sidney Leandro Da Silva Viana
Anderson Rodrigo Oliveira Da Silva; Francinette Mendes Lopes; Eduardo Gomes Lopes
31 - Objetos de aprendizagem no ensino de geometria espacial: um desafiador e benéfico recurso
Felipe Bezerra Da Silva; José De Oliveira Gomes; Kissia Carvalho
32 - Origami como catalisador na aprendizagem do pensamento geométrico
David S. Do Nascimento Júnior; Ellen Marques De Farias
33 - Os textos e os contextos da contextualização no ensino de matemática: uma (re)significação
Mailson Ricardo Silva Serra; Luís Havelange Soares
34 - P.A.S com infinitos números primos que ninguém sabe onde estão
Gabriel Pereira De Figueiredo; Fábio Lima De Oliveira; Pedro Henrique Alves Guedes; Daniel Cordeiro De Morais Filho
Felipe Freitas Paulino; João Luzeilton De Oliveira
Igor De Souza Pereira; José Henrique Batista De Oliveira; Kissia Carvalho
38 - Relato de experiência: ensino médio, uso do recurso jogos no ensino dos conjuntos numéricos
Hianne M. D. e Sousa Almeida; Francisca Kelly Duarte De Sousa; Rosinângela C. Da Silva Benedito
Beatriz Da Silva Rodrigues; Isabella Corbari Dos Santos; Jaqueline Ferreira Silva; Camila Nicola Boeri Di Domenico
Maria Daianne Leandro Lima; Maria Daianne Leandro Lima; Ana Cristina De Souza Lima; Davi Holanda Bezerra
Maria Micaely Juvêncio Pereira
Claudia De Oliveira Lozada; Marcos Lucas Da Silva Oliveira; Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa; Wilamis Micael De Araújo Aviz
Publicações 2019
SUMÁRIO
I. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)
O ENSINO DAMATEMÁTICA SOB O OLHAR TRIGONOMÉTRICO: DISCUSSÕES E PROPOSTAS
Érica Isabel dos Santos
Matheus Marques de Araújo
EXTREMOS E VARIAÇÕES: DO CÁLCULODIFERENCIAL AO CÁLCULO VARIACIONAL
Jean Pereira Soares
GEOGEBRA: UMAFERRAMENTA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS
Rafael Roberto da Silva
Maria Isabel Ferreira dos Santos
Nayanne Maria Gonçalves Leite
O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DETRIGONOMETRIA: UMA INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Weliton Iris de Sousa
Francisco Aureliano Vidal
Randal Ferreira do Nascimento
Anaelza Nogueira Marculino
Nádia Pinheiro Nóbrega
Denilson Ferreira Soares
Ana Paula Cruz
Valeria Roberto da Silva
Francisco Aureliano Vidal
MODELAGEM E PREVISÃO PARA TEMPERATURA MÉDIAMENSAL UTILIZANDO A ABORDAGEM BOX E JENKINS
Taciana Araújo da Silva
Cícero Lusdênio Souza Ferreira
II. RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)
O ENSINO DE EQUAÇÕES ATRAVÉS DO LÚDICO PARAFACILITAR O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Erica Edmajan de Abreu
ESTUDO DASFRAÇÕES POR MEIO DOS APLICATIVOS DIGITAIS: ABORDAGEMMETODOLÓGICA NO ÂMBITO DO PIBID
Fabricio Limeira de Sousa
Wellington Ferreira de Almeida
Waléria Quirino Patrício
Rodiney Marcelo Braga dos Santos
Francisco Aureliano Vidal
Alan Carlos da Silva Ferreira
Rafael Texeira de Abreu
Luciene do Carmo Santos
A LUDICIDADEPOR MEIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS: ABORDAGEM METODOLÓGICA NOÂMBITO DO PIBID
Jéssica Santos Silva
Maria Armoniele Lins Pereira
Maria de Fátima Pereira da Silva
Rodiney Marcelo Braga dos Santos
Maria Isabel Ferreira dos Santos
Nayanne Maria Gonçalves Leite
Thiago Andrade Fernandes
TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVA
Valéria Guedes Pinheiro
Rosinangela Cavalcanti da Silva Benedito
Publicações 2018
SUMÁRIO
O ECMAT desse ano foi em parceria com o EPBEM (Encontro Paraibano de Educação Matemática), portando as publicações estão no site:
http://www.editorarealize.com.br/revistas/epbem/anais.php
Publicações 2017
SUMÁRIO
Patricia Fernandes da Silva
Francisco Aureliano Vidal
A LUDICIDADE DE IDOSAS ATRAVÉS DOS JOGOS LÓGICO-MATEMÁTICOS
Elaine Mendes dos Santos
Matheus Guedes de Oliveira
Vitor Bezerra da Silva
Felipe Augusto de Lima e Silva
Francisco Ronniery Oliveira da Silva
Francisco Aureliano Vidal
Mirla Vieira de Oliveira
Juliana de Abreu Braga
Amanda Anizio Ramos
Francisco Aureliano Vidal
Ana Nonato Trigueiro
Francisca Keulhy Soares Sousa
Mayrla Carreiro Lima
Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga
Orminda Heloana Martins da Silva
Fabiana Dantas da Costa
José Ivelton Lustosa
José Anselmo de Lucena Júnior
Julio Cesar da Silva
Hugo de Sousa Pimentel
Edleusom Saraiva da Silva
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR
Maria Elisabete Pereira de Lacerda
Geraldo Herbetet de Lacerda
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA ABORDAGEM USANDO COMO FERRAMENTA O SOFTWARE GEOGEBRA
José Ivelton Siqueira Lustosa
José Doval Nunes Martins
Manoel Sátiro de Medeiros Neto
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UM NOVO OLHAR PARA AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO
Valéria Roberto da Silva
Ana Paula Cruz
Randal Ferreira do Nascimento
ESTIMULANDO O CONHECIMENTO LÓGICO E CRIATIVO DA MATEMÁTICA OLÍMPICA
Kessia Jeovana Soares de Almeida
Thiago Andrade Fernandes
Francisca Keulhy Soares Sousa
Gabriel Alves da Silva
INDUÇÃO MATEMÁTICA E AS FALSAS CONJECTURAS
Francisca Edna Ferreira Felix
Maria Cassiana Pereira Gonçalves
Naiara Pereira Tavares
Baldoino Sonildo da Nóbrega
MATEMÁTICA E CRIPTOGRAFIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E TEÓRICA
Naiara Pereira Tavares
Francisca Edna Ferreira Felix
Maria Cassiana Pereira Gonçalves
Reginaldo Amaral Cordeiro Junior
Amanda Alves de Lima
Aparecida Jaqueline de França Araújo
Fabriely Estrela de Oliveira
Me. Rosinângela Cavalcanti da Silva
MÉTODOS ALGÉBRICOS DE RESOLUÇÃO PARA ENCONTRAR RAÍZES REAIS DE EQUAÇÕES CÚBICAS E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NO GEOGEBRA
Manoel Satiro de Medeiros Neto
José Ivelton Siqueira Lustosa
O USO DAS “MATEMÁGICAS” COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Maria Beatriz Marim de Moura
Ramon Formiga Figueira
José Ivelton Siqueira Lustosa
O USO DE MATERIAIS LÚDICO PARA UMA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Matheus Pinto Melo Barbosa
Geraldo Herbetet de Lacerda
José Nunes Aquino
Wagner Pessoa Lima
Kessia Jeovana Soares de Almeida
Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES FACE ÀS DIFICULDADES NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM
Maria das Neves de Araújo Lisboa
Ligiane Gomes Marinho Salvino
REFLEXÕES ACERCA DA VIDA E OBRA DE DESCARTES NO ÂMBITO DA GEOMETRIA ANALÍTICA
Carlos Lisboa Duarte
Francisco Aureliano Vidal
TEORIA DE CONJUNTOS FUZZY APLICADA A UM SEMÁFORO INTELIGENTE
Júlio César da Silva
Fábio Araújo de Lima
Vinícius Mafra Melo
Edleusom Saraiva da Silva
UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: ANALISANDO A PRÁTICA
Anamélia Alves Lisboa
Valdecir Teófilo Moreno
José Bruno da Silva Coêlho
Francisco Aureliano Vidal
UMA PROPOSTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE
Marcos Antonio Martins da Silva
Juliana Moreira de Sousa
Maria Jeane Martins de Freitas
Ana Paula da Cruz Pereira de Moraes
___________________________________________________________________________________