Edições Anteriores

ISSN: 2525-3727

Publicações 2023

Publicações 2021

Nesta oitava edição, o ECMAT 2021 tem por tema "Uma década da licenciatura em matemática do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cajazeiras: Tecendo histórias e interligando culturas" e, através dele, estaremos comemorando os 10 anos de criação do curso de licenciatura, evidenciado suas as contribuições para o Sertão da Paraíba, especialmente para a cidade de Cajazeiras e municípios da região.

Pensando nesse contexto, não podemos deixar de ressaltar o papel da matemática nesse cenário e de como ela é capaz de tecer histórias e interligar culturas. Como cita Lopes e Ferreira (2013), “a constituição dos saberes matemáticos está intimamente ligada à cultura, pois, assim como o homem, a matemática não se desenvolveu sozinha e isolada ao longo do tempo”.

Diante da importância da cultura para os processos educacionais que envolvem a matemática, trazemos para compor o nosso tema, referências à cultura local através da literatura de cordel e das xilogravuras.


COMUNICAÇÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS 


A residência pedagógica na formação inicial do professor de matemática - Ayslla Lidiane Nunes do Nascimento, Maria Clara Silva, Aylla Gabriela Paiva de Araújo

Educação crítica e educação matemática: inspirações e reflexões para uma educação matemática crítica - Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Jessica Passos Barreira, Fabrícia Nicomedes de Souza, Vinícius Munhoz Fraga, Giselle Rôças

PIBID em tempo de pandemia: o uso das tecnologias no ensino remoto das aulas de matemática - Derek Allan Oliveira e Silva, Estéfany Carolino de Carvalho, Francisco Marculino da Silva, Maria de Fátima Pereira da Silva, Dlaânio da Silva Correia, Brygida Roberto Targino

Uma proposta de atividade com o uso do Tangram - Antonio Apolônio da Silva, Maria Daianne Leandro Lima, Silmara Benigno Soares

A metodologia resolução de problemas como ferramenta facilitadora no ensino da álgebra - Angélica Pereira Gomes, Uendel Medeiros Santos, Silmara Benigno Soares

A prática da Etnomatemática como metodologia de ensino na aritmética - Reinaldo Estevam da Silva, Rodiney Marcelo Braga dos Santos 

Uma análise diagnóstica dos conceitos de triângulos na EJA: pré-requisitos para o estudo de razões trigonométricas - Paulo Vitor Ferreira de Lima, Francisca Patrícia Gonçalves Bezerra, Andreza de Sousa Rodrigues, Fernanda Andrea Fernandes Silva

Conhecimentos prévios de alunos da educação de jovens e adultos sobre conceitos que envolvem triângulos e triângulos retângulos - Warley de Souza Silva, Caio Henrique Alves, Matheus Camilo da Silva, Fernanda Andrea Fernandes Silva, Isaias Miguel de Sousa Tavares, Francisco Felipe de Sousa

Educação financeira e educação de jovens e adultos, uma proposta para se compreender problemas do cotidiano - Luis Gomes do Nascimento 

O uso da Etnomatemática como ferramenta pedagógica na educação de jovens e adultos - Luan Ramalho da Silva

A utilização de um recurso didático para auxiliar o ensino-aprendizagem dos números naturais a alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) - Érica Isabel dos Santos, Érica Rayce Pessoa de Sousa, Valéria Feitosa de Sousa, Matheus Marques de Araújo

Transtornos específicos de aprendizagem no ensino remoto: sugestões de aplicativos para a aprendizagem da matemática - Rodiney Marcelo Braga dos Santos, William de Souza Santos, Alex Miller Angelo Gomes

O ensino de equações diferenciais ordinárias com amparo no software Geogebra - Antonio Apolônio da Silva, Leandro Souza de Alencar, Ananias Felix da Silva 

A análise de recursos digitais na construção e compreensão de gráficos - Welisson de Almeida Amorim, Augusto Carlos da Silva Junior, Rafael Rodrigues Couto de Amorim, Elisângela Bastos de Melo Espíndola  

Explorando conceitos do cálculo diferencial e integral com o uso do software Geogebra: um relato de experiência - Elieudo Nogueira Silva, Ana Cristina de Souza Lima 

A formação inicial de professores com a utilização de recursos tecnológicos no ensino remoto de matemática - Luana Marília Fernandes Maniçoba Nobrega, Fabrício da Silva Rocha, Junivan Alexandro Costa, Aylla Gabriela Paiva de Araújo

POP-RA: processo de desenvolvimento do aplicativo de realidade aumentada para o ensino dos poliedros de Platão - David Severo do Nascimento Júnior, Ellen Marques de Farias, Fabrícia Rodrigues Soares

Alguns Princípios da Matemática e suas Importâncias - João Paulo de Araújo Souza, Damião Jeferson de Araújo Souza, Iza Silva Campos, Valdinês Leite de Sousa Júnior, William de Souza Santos 

O uso de planilhas eletrônicas como recurso para possibilitar a compreensão sobre o pagamento de boletos e cashback da picpay - William de Souza Santos, João Paulo de Araújo Souza 

Uma fórmula para quadrados mágicos de ordem ímpar - Renan Fernandes de Moraes, João Paulo de Araújo Souza, Valdinês Leite de Sousa Júnior, Raimundo Gilson Pinheiro de Oliveira

O estado da arte dos artigos apresentados no ECMAT (2015 à 2020) - Felipe Mendes Monteiro, Danrlei de Lira Silva, Kíssia Carvalho, Bárbara Kaline de Sousa, Alisson de Oliveira Silva


Resumos Expandidos - Minicursos


MC01 - Notion + GeoGebra: possibilidade de criação de materiais didáticos interativos

MC02 - Aritmética com o Sagemath

MC03 - A Gamificação no Ensino de Matemática: explorando as ferramentas digitais Wordwall, Kahoot e Quizizz.

MC04 - PoP-RA, um jogo com Platão e seus poliedros

MC05 - O Tangram e suas aplicabilidades

MC06 - Os segredos dos Códigos

MC07 - Educação para as relações étnico-raciais: a Etnomatemática na Prática Pedagógica

MC08 - Book Creator para a produção de livros matemáticos digitais online

MC09 - Objetos de Aprendizagem: Entendendo e Construindo OA`s

MC10 - Power Point para construção de jogos educativos

MC11 - Quando a incerteza não é tão incerta: Notas sobre os significados da probabilidade e algumas possibilidades para a Ed. Básica 

Publicações 2020

Nesta sétima edição, o ECMAT tem como tema "A inovação e a criatividade tecendo novos caminhos na Matemática" e nosso desafio é discutir como esses dois elementos estão e/ou precisam estar presentes nas nossas práticas pedagógicas atuais, considerando as demandas nas quais estamos inseridos, como por exemplo, a pandemia do COVID-19, que nos fez ter que ressignificar o processo de ensino e aprendizagem no século XXI. 


O VII ECMAT traz a evidência de que cada vez mais precisamos conceber que a "Matemática não é só uma linguagem científica, é também inovação", como cita a professora Maria J. Esteban, diretora de Pesquisa da Universidade Paris-Dauphine. Para ela, a Matemática é onipresente em diversos contextos e sua utilização vem mudando o mundo, gerando impactos nas vidas das pessoas através das inovações geradas pela Matemática. Como exemplo disso, podemos citar os diversos modelos matemáticos e algoritmos que estão sendo utilizados nos estudos que envolvem Inteligência Artificial (IA), Simulações e Modelos Epidemiológicos usados nos estudos do COVID-19. 


Dentro deste contexto, onde a própria Matemática é utilizada como base para a inovação, nós educadores matemáticos somos convocados à reflexão de como nossas práticas pedagógicas também podem ser inovativas de forma a retroalimentar este processo onde a Matemática está inserida, permitindo assim com que os nossos alunos possam vivenciar novas e significativas experiências de fazer matemática.  


Atrelada a todo processo de inovação, é a criatividade que nos dá asas, que nos permite conceber ideias, formar pensamentos e quebrar padrões. E como nós professores precisamos quebrar padrões e sermos criativos na atualidade! Com certeza você já deve ter se perguntado, por exemplo: Como preparar uma aula que seja capaz de prender à atenção dos meus alunos? Sem dúvidas, só usando a criatividade! 


Diante disso, convidamos vocês para discutirmos juntos, tecendo novos caminhos na Matemática, através das palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos orais e minicursos. Participem! Esse ano, excepcionalmente por conta da pandemia do COVID-19, o evento será totalmente online e gratuito,   através de transmissões ao vivo via as ferramentas Youtube e Google Meet.


Artigos 


1 - A construção do sentido de número e conservação através de atividades matemáticas segundo a concepção de Constance Kamii

Amanda Cristine Lopes Marques; Claudia De Oliveira Lozada


2 - A importância da monitoria na disciplina prática de ensino:  uma análise de sua aplicação

Nívea Arethuza Vital Alves; Naiara Alves De Sousa; Alberto Ruan Dos Santos Silva;  Rosinângela C. Da Silva Benedito


3 - A importância da transformada rápida de Fourier na análise e processamento digital de sinais

Anne Louise Matos Barão Oliveira; Julio Cesar Da Silva; José Neto Da Silva; Fábio Araújo De Lima


4 - A matemática das mulheres na matemática para ser compreendida no ensino básico – Maria Gaetana Agnesi e a curva da bruxa

Bruna Alves Da Silva Santos;  Leticia Dornellas Dias; Luis Filipe R. Campos Da Silva; Daniel Cordeiro De Morais Filho


5 - A razão áurea nos projetos arquitetônicos: uma pesquisa de campo na cidade de Cajazeiras-PB

William Souza; Nataely Pereira Da Silva; Samara K. Gomes Almeida; Talita Campos


6 - A relação  entre matemática e cotidiano: ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem

Gabriela N. Clementes Dantas; Aldicélia De Almeida Freire;  Felipe Vieira Da Silva; Leonardo Valencio Dos Santos


7 - A resolução de problemas e a metacoginição no ensino da  matemática

Francinette Mendes Lopes;  Anderson R. O. Da Silva; Eduardo Gomes Lopes


8 - A utilização do Geogebra na dualidade dos sólidos de Platão

Adriana C. De Souza Nascimento; Genilton Ferreira Dos Santos;  Arlyson Alves Do Nascimento


9 - Adição e subtração de frações: uma nova técnica utilizando as Barras de Cuisenaire

William De Souza Santos


10 - Análise do conhecimento matemático no egresso em engenharia em universidade federal: o caso da UTFPR Francisco Beltrão

Beatriz Da Silva Rodrigues; Natalia Veronica Anderloni; Liliane Hellmann; Andriele De Prá Carvalho;


11 - Aplicando a sequência de Cauchy para encontrar soluções de equações polinomiais.

Glêison Correia De Lima; José  L. Possiano Barreiro


12 - As contribuições dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental na preparação dos alunos para a OBMEP: uma análise crítica

Érica Isabel Dos Santos; Érica Rayce Pessoa De Sousa; Valéria Feitosa De Sousa; Matheus Marques De Araújo;


13 - As potencialidades pedagógicas de jogos digitais online para o ensino de equação do 1° grau

Claudia De Oliveira Lozada; Bruna Gama Dos Santos; Cryslãne De Araujo Lima; Janaine Ferreira Dos Santos ;


14 - Breve discussão sobre o ensino de matemática e a geometria dinâmica

José Heldemir Moreira Dos Santos;  Felipe Freitas Paulino; João Luzeilton De Oliveira


15 - Concepções pedagógicas e suas influências na aprendizagem matemática

Miguel Junio Dos Santos Azevedo; Jadson Miguel Da Silva Santos; João Ferreira Da Silva Neto


16 - Conhecimento tecnológico e pedagógico na formação de professores que ensinam matemática: atividades remotas com o  Nearpod

Raimunda Thaiz Mendes Silva;  Silmara Benigno Soares


17 - Covid-19: uma análise numérica sobre a importância do isolamento social no estado da Paraíba

Taciana Araújo De Souza; William De Souza Santos


18 - Criptografia de césar: uma aplicação da teoria dos números

Antonia Erineide Cavalcante;  José Augusto Pereira Nogueira


19 - Diálogo entre sr. José e Euclides

Denilson Ferreira Soares; Ana Paula Da Cruz


20 - Educação matemática e tecnológica: produção de vídeo digital no animaker

Matheus Souza De Almeida; Sara Rocha Da Silva; Ross Alves Do Nascimento; Elisângela B De Melo Espíndola


21 - Estágio supervisionado: estabelecendo relações e reflexões entre a teoria e a prática.

Larissa Ferreira Da Silva; Silmara Benigno Soares


22 - História e saberes matemáticos na feira: uma narrativa sobre a feira de São José de Piranhas-PB

Valéria Roberto Da Silva; Ana Paula Cruz


23 - Importância e desafios do uso das TICS no ensino de matemática

Francinildo De Souza Saraiva; João Luzeilton De Oliveira


24 - Investigação das metodologias utilizadas na sala de aula de matemática envolvendo teoria e prática.

Thamires Santos Andrade; Jair Dias Abreu


25 - Letramento matemático:  observações de uma amostra na cidade de Cajazeiras

Valdecir Teófilo Moreno; Antônio Pereira Da Silva; Suyany Kelly Lira De Souza


26 - Metodologias ativas e ensino de matemática

Vinícios Avelino Da Silva; João Ferreira Da Silva Neto


27 - Museu da matemática: como eram calculadas as raízes quadradas antes da invenção das máquinas de calcular

Isabella Tito De Oliveira Silva;  Jonas Barros Lima De Medeiros; Matheus Da Silva Nascimento; Daniel Cordeiro De Morais Filho


28 - O ensino das sentenças matemáticas através da aplicação da ludicidade

Igor De Souza Pereira


29 - O Material Cuisenaire e o modelo de Barras de Singapura como recurso didático para o ensino de frações no sexto ano do ensino fundamental

Alexsander-Cler Taveiros Silva;  Claudia De Oliveira Lozada; Sidney Leandro Da Silva Viana


30 - O problema das cartas de Euler e a matemática do amigo secreto: as ligações com a análise combinatória

Anderson Rodrigo Oliveira Da Silva; Francinette Mendes Lopes;  Eduardo Gomes Lopes


31 - Objetos de aprendizagem no ensino de geometria espacial: um desafiador e benéfico recurso

Felipe Bezerra Da Silva; José De Oliveira Gomes; Kissia Carvalho


32 - Origami como catalisador na aprendizagem do pensamento geométrico

David S. Do Nascimento Júnior; Ellen Marques De Farias


33 - Os textos e os contextos da contextualização no ensino de matemática: uma (re)significação

Mailson Ricardo Silva Serra; Luís Havelange Soares


34 - P.A.S com infinitos números primos que ninguém sabe onde estão

Gabriel Pereira De Figueiredo; Fábio Lima De Oliveira; Pedro Henrique Alves Guedes; Daniel Cordeiro De Morais Filho


35 - Pensando a interdisciplinaridade: o código Da Vinci e o encontro entre matemática, história e arte.

Felipe Freitas Paulino; João Luzeilton De Oliveira


36 - Perspectivas e contribuições da matemática fundamental no curso de licenciatura em matemática do IFPB Cajazeiras

Igor De Souza Pereira; José Henrique Batista De Oliveira;  Kissia Carvalho


38 - Relato de experiência: ensino médio, uso do recurso jogos no ensino dos conjuntos numéricos

Hianne M. D. e Sousa Almeida;  Francisca Kelly Duarte De Sousa; Rosinângela C. Da Silva Benedito


39 - Relato de experiência: promovendo a inserção de jovens  mulheres nas ciências exatas e engenharias

Beatriz Da Silva Rodrigues;  Isabella Corbari Dos Santos;  Jaqueline Ferreira Silva; Camila Nicola Boeri Di Domenico


40 - O uso de tecnologias como ferramntas facilitadoras na aprendizagem matemática: o Geogebra como modelo de aplicação

Maria Daianne Leandro Lima;  Maria Daianne Leandro Lima; Ana Cristina De Souza Lima; Davi Holanda Bezerra


41 - Uma proposta de atividade interdisciplinar entre matemática e geografia: a esfera e o globo terrestre

Maria Micaely Juvêncio Pereira


42 - Uma proposta para o ensino de relações trigonométricas na 1ª série do ensino médio com o uso do software S.E.T

Claudia De Oliveira Lozada;  Marcos Lucas Da Silva Oliveira; Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa;  Wilamis Micael De Araújo Aviz

Publicações 2019

SUMÁRIO


 I.        COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)

O ENSINO DAMATEMÁTICA SOB O OLHAR TRIGONOMÉTRICO: DISCUSSÕES E PROPOSTAS

Érica Isabel dos Santos

Matheus Marques de Araújo



EXTREMOS E VARIAÇÕES: DO CÁLCULODIFERENCIAL AO CÁLCULO VARIACIONAL

Jean Pereira Soares



GEOGEBRA: UMAFERRAMENTA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS

Rafael Roberto da Silva

Maria Isabel Ferreira dos Santos

Nayanne Maria Gonçalves Leite



O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DETRIGONOMETRIA: UMA INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Weliton Iris de Sousa

Francisco Aureliano Vidal

Randal Ferreira do Nascimento



PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVADAS SOLUÇÕES OBTIDAS POR MEIO DE DOIS APLICATIVOS PARA UM PROBLEMA DETRANSPORTE

Anaelza Nogueira Marculino

Nádia Pinheiro Nóbrega



POSSIBILIDADES DE UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURALSOBRE OS SABERES MATEMÁTICOS NO CAMPO E NAS FEIRAS LIVRES

Denilson Ferreira Soares

Ana Paula Cruz

Valeria Roberto da Silva

Francisco Aureliano Vidal



MODELAGEM E PREVISÃO PARA TEMPERATURA MÉDIAMENSAL UTILIZANDO A ABORDAGEM BOX E JENKINS

Taciana Araújo da Silva

Cícero Lusdênio Souza Ferreira



II.   RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)


O ENSINO DE EQUAÇÕES ATRAVÉS DO LÚDICO PARAFACILITAR O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Erica Edmajan de Abreu



ESTUDO DASFRAÇÕES POR MEIO DOS APLICATIVOS DIGITAIS: ABORDAGEMMETODOLÓGICA NO ÂMBITO DO PIBID

Fabricio Limeira de Sousa

Wellington Ferreira de Almeida

Waléria Quirino Patrício

Rodiney Marcelo Braga dos Santos



LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM): UMAALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Francisco Aureliano Vidal

Alan Carlos da Silva Ferreira

Rafael Texeira de Abreu

Luciene do Carmo Santos



A LUDICIDADEPOR MEIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS: ABORDAGEM METODOLÓGICA NOÂMBITO DO PIBID

Jéssica Santos Silva

Maria Armoniele Lins Pereira

Maria de Fátima Pereira da Silva

Rodiney Marcelo Braga dos Santos



 A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA E DA UTILIZAÇÃO DETECNOLOGIAS NO ENSINO DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA

Maria Isabel Ferreira dos Santos

Nayanne Maria Gonçalves Leite

Thiago Andrade Fernandes



 TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVA

Valéria Guedes Pinheiro

Rosinangela Cavalcanti da Silva Benedito 


Publicações 2018

SUMÁRIO



O ECMAT desse ano foi em parceria com o EPBEM (Encontro Paraibano de Educação Matemática), portando as publicações estão no site:


http://www.editorarealize.com.br/revistas/epbem/anais.php


Publicações 2017


SUMÁRIO


A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TEOREMA DE TALES COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE TRIGONOMETRIA E GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA

Patricia Fernandes da Silva

Francisco Aureliano Vidal



A LUDICIDADE DE IDOSAS ATRAVÉS DOS JOGOS LÓGICO-MATEMÁTICOS

 Elaine Mendes dos Santos

Matheus Guedes de Oliveira

Vitor Bezerra da Silva

Felipe Augusto de Lima e Silva



A MATEMÁTICA E SUA ARTE: COMPREENDENDO DE FORMA LÚDICA A GEOMETRIA PLANA COM O USO DO TANGRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL II 

Francisco Ronniery Oliveira da Silva

Francisco Aureliano Vidal



A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE DISCUSSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CARRAPATEIRA – PB

 Mirla Vieira de Oliveira

Juliana de Abreu Braga

Amanda Anizio Ramos

Francisco Aureliano Vidal



A PROFISSÃO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA E O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL

Ana Nonato Trigueiro

Francisca Keulhy Soares Sousa

Mayrla Carreiro Lima

Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga



ANALISANDO O NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS ACERCA DO CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA

Orminda Heloana Martins da Silva

Fabiana Dantas da Costa

José Ivelton Lustosa



ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA AUXILIO DE CALIBRAÇAO DE UM SENSOR DE TORQUE DINÁMICO REFERÊNCIA T40B-200 DA HBM

José Anselmo de Lucena Júnior

Julio Cesar da Silva

Hugo de Sousa Pimentel

Edleusom Saraiva da Silva



AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR

Maria Elisabete Pereira de Lacerda

Geraldo Herbetet de Lacerda



CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA ABORDAGEM USANDO COMO FERRAMENTA O SOFTWARE GEOGEBRA

 José Ivelton Siqueira Lustosa

José Doval Nunes Martins

Manoel Sátiro de Medeiros Neto



ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UM NOVO OLHAR PARA AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO

Valéria Roberto da Silva

Ana Paula Cruz

Randal Ferreira do Nascimento



ESTIMULANDO O CONHECIMENTO LÓGICO E CRIATIVO DA MATEMÁTICA OLÍMPICA

Kessia Jeovana Soares de Almeida

Thiago Andrade Fernandes

Francisca Keulhy Soares Sousa

Gabriel Alves da Silva



INDUÇÃO MATEMÁTICA E AS FALSAS CONJECTURAS

Francisca Edna Ferreira Felix

Maria Cassiana Pereira Gonçalves

Naiara Pereira Tavares

Baldoino Sonildo da Nóbrega



MATEMÁTICA E CRIPTOGRAFIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E TEÓRICA

Naiara Pereira Tavares

Francisca Edna Ferreira Felix

Maria Cassiana Pereira Gonçalves

Reginaldo Amaral Cordeiro Junior


MATEMÁTICA POR TODA PARTE: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE POTENCIAÇÃO, RAIZ QUADRADA E EXPRESSÕES NUMÉRICAS

 Amanda Alves de Lima

Aparecida Jaqueline de França Araújo

Fabriely Estrela de Oliveira

Me. Rosinângela Cavalcanti da Silva



MÉTODOS ALGÉBRICOS DE RESOLUÇÃO PARA ENCONTRAR RAÍZES REAIS DE EQUAÇÕES CÚBICAS E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NO GEOGEBRA 

Manoel Satiro de Medeiros Neto

José Ivelton Siqueira Lustosa



 O USO DAS “MATEMÁGICAS” COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Maria Beatriz Marim de Moura

Ramon Formiga Figueira

José Ivelton Siqueira Lustosa




O USO DE MATERIAIS LÚDICO PARA UMA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Matheus Pinto Melo Barbosa

Geraldo Herbetet de Lacerda

José Nunes Aquino

Wagner Pessoa Lima



OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA

Kessia Jeovana Soares de Almeida

Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga



PERCEPÇÕES DE PROFESSORES FACE ÀS DIFICULDADES NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM

Maria das Neves de Araújo Lisboa

Ligiane Gomes Marinho Salvino



REFLEXÕES ACERCA DA VIDA E OBRA DE DESCARTES NO ÂMBITO DA GEOMETRIA ANALÍTICA

Carlos Lisboa Duarte

Francisco Aureliano Vidal



TEORIA DE CONJUNTOS FUZZY APLICADA A UM SEMÁFORO INTELIGENTE

Júlio César da Silva

Fábio Araújo de Lima

Vinícius Mafra Melo

Edleusom Saraiva da Silva



UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: ANALISANDO A PRÁTICA

Anamélia Alves Lisboa

Valdecir Teófilo Moreno



UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA NO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS

José Bruno da Silva Coêlho

Francisco Aureliano Vidal



UMA PROPOSTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE

Marcos Antonio Martins da Silva

Juliana Moreira de Sousa

Maria Jeane Martins de Freitas

Ana Paula da Cruz Pereira de Moraes







___________________________________________________________________________________


Publicações 2016